Porque eu procrastino tanto? Especial para Fotógrafos

1339
6min de leitura

PRO-CRAS-TI-NA-ÇÃO!  Eita!  Que palavrão é esse?

1. substantivo feminino

2. ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga.

Ou seja, tudo aquilo que você adia em fazer e em geral, acaba dando desculpas para os outros e o pior, para si mesmo sobre o porquê de ainda não ter realizada determinada tarefa.

Quantas vezes aconteceu o seguinte com você?

Toca o relógio às 07h da manhã, você até faz tudo certinho… Toma seu banho, café da manhã e vai trabalhar.  Mas você chega na sua mesa e antes de verificar sua lista de tarefas você decide fazer uma lista de tarefas para o dia, daí você lembra de arrumar o armário do escritório, passar um pano na mesa, etc.  

Então você pega o celular para escutar uma música, mas ao ver sua tela de notificação decide responder todos os seus whatsapps (inclusive às piadas dos 318 grupos no qual você está), e aquele amigo vê que você está online e diz “Você está online, porque não me responde?” e então você para por uns 20 minutos para bater um papo com ele… E então depois disso, você passa mais um tempo descendo tooooooda a timeline do facebook em busca de… de que mesmo?... já se perdeu!  

E sua lista de tarefas urgentes só aumenta.

Sua energia vai se esgotando… Agora já são meio-dia!  “Meu Deus, eu não paguei as contas que vencem hoje!  Preciso descer para ir ao banco!”

O dia passa… e “droga… já são 16:18h e ainda não consegui abrir aquele catálogo para enviar as fotos para o decorador do casamento de semana retrasada.”

São 18:32h e você ainda nem almoçou…

Bem, vou parar por aqui porque já angustia só de ler esse texto, não é mesmo?

Mas o que quero dizer é que você está procrastinando!

Deixa milhares de tarefas sem concluir e em geral começa pelas mais “fáceis”.  Afinal, responder um whatsapp é mais fácil do que editar e tratar 4000 imagens, não é mesmo?

E quando você decide sentar para trabalhar de verdade já está tão esgotado que “Ah! Isso aqui é um trabalho tão grande… vai ficar pra amanhã”.  E segue o jogo do famoso “empurrando com a barriga”. Isso se chama procrastinação!

Consequências da procrastinação

O ruim de toda essa história, é que o procrastinador, no final das contas sente-se exaurido e cansado, pois tem a sensação de que realizou diversas tarefas, mas sem cumprir qualquer uma delas até o fim.  É frustrante!

Dicas simples para eliminar a procrastinação da sua vida

Eu também já fui uma procrastinadora, mas passando por diversos processos de autoconhecimento fui deixando de lado alguns dos hábitos ruins que me mantinham na posição de procrastinadora.

Abaixo listo algumas dicas que realmente me ajudaram a sair desse perfil de procrastinação.  Espero muito que lhe ajude.  Mas atenção!  Leia AGORA!  Não deixe para depois!

• Pense no resultado!  Feche os olhos e imagine-se com todas as suas tarefas cumpridas e todos os seus clientes satisfeitos.  Que sensação isso te causa?  Se for boa, trabalhe para que ela agora se torne real.

• Mantenha sua mesa e ambiente de trabalho organizados.  Nada pior do que chegar em sua mesa para trabalhar de manhã e não saber sequer onde está sua caneta e bloco de anotações de afazeres para aquele dia. Uma pessoa perdida em seus afazeres tende a entrar na procrastinação ainda mais.

• Se houver algo que você consegue fazer em 5 minutos!  Faça AGORA!

• Organize sua agenda do dia seguinte na noite anterior.  Nada melhor do que já entrar no escritório/estúdio já executando suas tarefas.  Além disso, você pode se programar para fazer coisas na rua logo de manhã e assim ficar o resto do dia livre para criar.

• Agenda diária.  Ordene suas tarefas por ordem de importância, e ao menos, que aconteça uma emergência pelo meio do dia, siga essa lista a risca.  Separe seus afazeres em urgente, importante e circunstancial, onde urgente é algo que não pode mais esperar (ex. aquele trabalho que já passou do prazo para ser entregue!  Faça assim que começar a trabalhar!  É muito ruim passar o dia todo com aquele cliente na cabeça sabendo que ele pode lhe cobrar algo a qualquer momento… e ninguém gosta de ser cobrado), o importante é para ser feito naquele dia (mas pode esperar até o final do dia) e circunstancial é algo que apesar de ser importante até pode esperar mais um dia que não lhe causará maiores transtornos.

• Comece a fazer suas tarefas pelas mais complexas, pois no início do dia é quando temos a mente mais fresca e o corpo mais descansado.  Você vai perceber que fazer as tarefas mais fáceis ao final do dia lhe deixará mais relaxado.  Fora o fato de se sentir bem consigo mesmo por já ter cumprido suas metas mais difíceis.

• Tem uma tarefa grande?  Para evitar a procratinaçõ, veja essa grande tarefa como uma escada!  Uma escada é composta de vários degraus e sua meta agora é subir um degrau de cada vez.  Se você for olhar para a escada por inteiro pode ser que se desencoraje e desista muito antes de colocar o pé no primeiro degrau, mas se você “quebra” sua grande tarefa em várias pequenas tarefas (vários pequenos degraus), o tamanho da escada não importa mais.  Por maior que ela seja, você passa a se concentrar apenas no próximo degrau.  Quando menos esperar você já estará no topo da escada pronto para subir uma grande nova escada.  

• Pare de culpar o outro por sua improdutividade.  Sabe quando você diz assim: “Ah, eu não resolvi isso porque fiquei dependendo da resposta de fulano.”  Será mesmo que você depende tanto assim de alguém?  Encontre soluções.  Você pode simplesmente trocar de fornecedor, pode partir para um próximo cliente, ou mesmo comunicar de forma clara a quem lhe deve alguma resposta que é importante que as coisas se cumpram para que você dê continuidade a algum projeto. Pare de adiar (procrastinar) aquela ligação ou email para cobrar a resposta de alguém. 

• O feito é melhor do que o perfeito!  Quer escrever aquele texto no seu blog, fazer um novo PDF de apresentação do seu trabalho, iniciar um novo projeto?  Apenas siga a filosofia “Just Do It”.  O que isso significa?  Apenas faça!  Não importa se ainda não está perfeito ou se as coisas ainda não estão do jeito que você quer.  Apenas comece!  Execute!  É caminhando que se faz o caminho.  O trilho pode ser construído durante sua jornada, e está tudo bem com isso!  

• Livre-se dos ladrões de tempo.  Eles estão diretamente ligados à procrastinação.  Desative notificações de grupos, de mensagens, de redes sociais.  A cada “plim” que você ouve em seu celular, você corre para ver o que é?  Sinto muito em lhe dizer que você vai gastar mais horas com o celular na mão do que sendo produtivo.

• Autoconhecimento.  Procure atividades, pessoas, livros, projetos, filmes que te ajudem a elevar seu estado de autoconsciência.  Consciência de si mesmo é a chave para muitos dos nossos dilemas.

• E por fim, e não menos importante… Pare de dar desculpas para si mesmo!

E por falar em Produtividade, não deixe de ver nossas turmas de 

Oficina de Pós-Produção e Produtividade  no Lightroom 

que acontece aqui na Escola e em diversas cidades!

Curiosidade.  Você sabia?  O perfil do procrastinador.  Do ponto de vista terapêutico, o procrastinador é alguém que não sabe direcionar muito bem sua raiva. Uma raiva bem direcionada transforma-se em ação produtiva. Autoconhecimento é importante,  meus caros amigos. Muito importante!

Espero que tenha lhe ajudado de alguma forma!

Aline Lelles • Fotógrafa e Terapeuta Vibracional

Aline é fotógrafa contadora de histórias há 11 anos, terapeuta vibracional, formada em dança de salão e direção de fotografia de cinema pela Academia Internacional de Cinema... eterna guardiã das memórias mais caras do ser humano.  Está sempre em busca de novos conhecimentos para aprimorar sua arte, e em constante estudo do ser humano em seus diversos aspectos.  Idealizadora de diversos projetos, vivências e workshops humanizados para fotógrafos, dentre eles o Workshop de IMERSÃO AMOR e FOTO.  É também Fundadora da Escola Holística de Fotografia e ao lado de Rodrigo Wittitz mantém o Atelier de Fotografia Afetiva.

23 Ago 2017

Porque eu procrastino tanto? Especial para Fotógrafos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Fale conosco!
Logo do Whatsapp