Casamento

Sobre ruído na fotografia de Casamento

[Sobre ruído na fotografia de Casamento]
Vamos lá!  


Tecnicamente falando, o ruído acontece quando a luz é insuficiente ou sua qualidade não é boa (ex. luzes coloridas principalmente laranja e verde)!  O ruído é um artefato digital que aparece na imagem exatemente onde não existiu luz no momento da captura da imagem.  O sensor da câmera adiciona um pixel falso para suprir esta falta de luz adequada o que caracteriza o ruído. Alguns equipamentos são bastante sensíveis para captar cenas com baixa iluminação, mas o "preço" que pagamos por isso é o ruído.


Em alguns momentos opto por ter a cena e a emoção fotografadas do que exatamente inserir luz artifical na cena e ao ser percebida pelos fotografados perder a espontaneidade dos mesmos.  Usar flash? Sim!  Usamos! Mas não é exatamente isso que vai garantir a melhor luz, pois a melhor luz é a natural ou a que foi feita milimetricamente bem pensada por um bom decorador/DJ/profissional de iluminação.


Acredito que o trabalho geral de um casamento é algo feito em conjunto entre os fornecedores: cerimonial para garantir a harmonia e a organização facilitando inclusive o trabalho do fotógrafo na organização das fotografias posadas, decorador para deixar o ambiente mais belo e cuidar de detalhes que poderiam atrapalhar os fotógrafos como por exemplo arranjos de mesa muito grandes impedindo que os convidados apareçam nas fotografias, e fornecedor responsável pela iluminação, neste caso pode ser a própria casa de festas, DJ ou decorador.  É um trabalho bastante delicado para deixar tudo harmônico e bem iluminado.  Nós fotógrafos dependemos diretamente do bom trabalho destes fornecedores para que tenhamos uma luz de qualidade para nossas fotografias, haja visto que fotografia é a escrita através da luz. 


Se o casamento é à noite e a iluminação do local não for adequada, invariavelmente teremos ruído nas fotografias.  Por isso não há como garantir que algumas imagens não tenham ruído. Não seria correto da parte do fotógrafo prometer algo que sabe que não depende apenas dele e por isso é seu dever informar tanto em seu site/blog como faz uso da luz, através da divulgação pública de seu portfolio, tanto em seu contrato para que o casal esteja ciente do estilo fotográfico que estão contratando.


A única garantia de imagens completamente sem ruído é um casamento realizado com a luz do dia.


E vamos lá né, gente!  Olha que charme essa foto com ruído assemelhando-se àquelas imagens da época de filme  

Nós amamos!


Aline Lelles

Fotografia de Casamento, Fotógrafo de Casamento, Rio de Janeiro, Ruído na foto de casamento, fotografia granulada